Dicas, reflexões e sugestões para o desenvolvimento da sua carreira profissional aliado com o equilíbrio da sua vida pessoal. A pauta aqui é sobre gestão, marketing pessoal, networking e pontos que levem à melhoria da sua satisfação pessoal e performance profissional.
Tem uns 2 (dois) meses que iniciei um processo de coaching com um novo cliente. Ele foi recém contrato por um empresa para ocupar a posição de Gerente Comercial de uma rede varejista muito forte na cidade dele. Ele é do interior da Bahia. Essa rede está em quase 11 cidades. Essa é sua primeira oportunidade na posição de Liderança. Tem sob sua responsabilidade direta uma equipe de 17 pessoas e alguns indiretos. A empresa vem de uma trajetória de estruturação, possui fluxos, procedimentos e funciona bem. Por isso decidiram apostar nele para ele assumir essa Gerência, pois ele vinha de uma posição de Coordenador de um concorrente.
Mesmo sabendo que a empresa vai prepará-lo, ele decidiu fazer a parte dele também e estamos aqui nesse projeto de coaching para seu desenvolvimento. Logo no seu início, a Diretoria menciona que um Gerente de uma das Lojas vinha pleiteando essa posição quando surgisse a oportunidade. Mas, a Diretoria, sempre sinalizava que ele ainda não estava pronto, embora tecnicamente tivesse domínio total da operação. Mas, algumas características pessoais, bem como o seu histórico de sempre estar “enrolado” financeiramente, já tinham restringido a sua evolução na organização.
Início do meu cliente e a equipe alerta um pouco para ter cuidado com a “figura”, pois a mesma já tinha atrapalhado e muito a vida do antecessor do meu cliente. Mas, no início tudo foram flores, se deram muito bem, inclusive, com alguns gostos em comum (mesmo time de futebol) e animados e confidentes rodadas de chopp ao final do dia.
Confesso que meu lado prático falou um pouco mais alto quando ele me iniciou de como o funcionário foi receptivo e solícito com ele. Que ele tinha conseguido estabelecer uma aproximação e um clima diferente, que o profissional estava em suas mãos. Apesar de não ser vidente e jogar búzios, alertei para ele ficar muito, mas muito atento e precavido, pois isso não iria dar certo. Que a qualquer momento o profissional iria colocá-lo em uma situação delicada. Ainda me lembro da frase: “cuidado com as bombas relógio que ele vai deixar pronta para explodir em suas mãos”. Quase perco o cliente.
Estávamos trabalhando uma determinada competência quando, esta semana, ele me relata pela situação delicada que passou essa semana e por uma daquelas bombas relógios que mencionei terem estourado. O chão se abriu para meu cliente pela decepção que ele teve com seu funcionário. Ainda teriam outras coisas, mas acredito que este cenário já ajuda a você refletir comigo sobre alguns aspectos que considero importantes a um gestor:
- Diagnosticar e se certificar sobre as personalidades e históricos de todos os membros da sua equipe que estão sob sua responsabilidade. E se uma grande parte fala a mesma coisa, fique atento;
- Entender muito bem porque ninguém da estrutura pôde ser aproveitado. E como esses “traídos” reagiram;
- Funcionário não é seu amigo! Você com o tempo pode desenvolver, sim, essa relação, mas no início a sua sobrevivência depende da sua entrega, a sua entrega vai depender também da sua equipe. Tenha clara sua missão, respeito e dê dignidade. E garanta a sua entrega.
E como está a situação agora? Bem, saindo um pouco do papel de coach, eu tinha sugerido que ele demitisse ou transferisse o funcionário para outra área e gestor logo no início. O que ele fez? Achou que poderia mudar esse cenário. O que aconteceu? Algumas bombas relógios explodiram e o clima está ruim na equipe.
E você já passou por alguma situação dessas? Você foi o Gestor ou o Profissional “traído” que achava que aquela posição deveria ser sua? Posição de Liderança não é fácil, mas também não precisamos complicar demais. Foi o “traído”? Falarei em outra oportunidade sobre isso.
E na hora do café, olhe um pouco a sua volta e busque alguns “traídos” (pelo menos da percepção de quem não foi o escolhido) e imagine se alguma bomba relógio pode sobrar para você também. Um grande abraço, sempre em frente e nunca desista dos seus sonhos.
Participar da Discussão