Comportamento Sociedade

Já sabe como se posicionar para uma entrevista online?

Especialista em RH, desenvolvimento e treinamento humano, Ester Gomes, dá dicas de como se destacar em um processo seletivo online

Preocupe-se com seu Marketing Pessoal

A entrevista online é tão importante  quanto a presencial, por isso, o candidato deve ter o mesmo cuidado que teria se fosse até presencialmente ao escritório da empresa. Se você usaria terno na entrevista tradicional, deve se preparar da mesma forma para uma entrevista por vídeo. Isso demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para esta ocasião.

 Confira a conexão da internet com antecedência

Aproveite para verificar se o microfone está funcionando, se o que você diz pode ser compreendido sem interferências, se a imagem está clara e se a câmera está de fato focada em você.

Imprevistos podem ocorrer, claro! Porém, é preciso minimizar as chances de problemas ocorrerem, porque uma entrevista em que a conexão fica falhando se torna desgastante entre recrutador e candidato.

Escolha um lugar adequado

O ideal é escolher um local silencioso, adequadamente iluminado, com fundo branco, em que você não seja interrompido e possa se concentrar no que estará fazendo.

Estude os valores da empresa que fará a entrevista

Acredite: entrevistas de emprego pela internet também pedem bastante preparação. Quando você sabe para qual empresa é a seleção, prepare-se com antecedência, busque todas as informações que puder sobre ela, entenda o seu segmento, sua posição em relação à concorrência, leia o que foi publicado sobre ela na imprensa.

Essa atitude pode favorecer o candidato, pois demonstra interesse no negócio da empresa e em sua metodologia de trabalho, além, de ser possível, identificar se os seus valores pessoais estão de acordo com os da organização.

Agora, mais do que nunca, é, importante saber se expressar

Seja por telefone ou online. É imprescindível saber se comunicar e procurar ter uma comunicação bem assertiva. O candidato deve usar uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente. Evitar gírias e expressões grosseiras, é imprescindível.
Além disso, o candidato não deve mentir e deve passar segurança no que está relatando.

Para conseguir uma vaga, muitas empresas solicitam um Vídeo CV ou fazem a entrevista via videoconferência e  você pode colocar tudo a perder se não souber se comunicar eficazmente frente às câmeras. Saber falar bem, com segurança e naturalidade é imprescindível neste momento. Muitos candidatos são peritos em seus ramos de trabalho, possuindo um excelente CV, mas quando necessitam serem avaliados, agem com tanta insegurança e/ou pouca atratividade, que não conseguem a vaga tão desejada.

 

 

Adicionar comentário

Clique aqui e comente