Uncategorized · março 19, 2021

O que é o portal do servidor?

Você que trabalha para a União, Estados ou Municípios, se não conhecer, precisa conhecer o que é o portal do servidor e os seus benefícios.

Para encontrar informações importantes, desde o contracheque até outros pontos relevantes, esse é local. Por isso, vários entes da federação montaram seus portais para atender seus funcionários.

Mas para entender o que é o portal do servidor é preciso entender que ele se espalha pelo país. Assim, A União, bem como cada Estado e Municípios tem o seu próprio portal.

Descobrindo o que é o portal do servidor

No Portal do Servidor é possível encontrar um portal da transparência, com informações sobre os salários dos servidores. Isso serve para demonstrar como o dinheiro público está sendo gasto.

Da mesma forma, os servidores conseguem ter acesso a informações pessoais. Assim, é possível verificar dias de férias, licença prêmio, holerite e diversos outros pontos relevantes.

Dessa maneira a ideia é facilitar a vida do servidor público. Com a centralização de suas informações profissionais em apenas um lugar, fica muito mais fácil entender como tudo funciona.

Todos os portais são iguais?

Apesar de partirem da mesma premissa, nem todos os portais são iguais. Isso porque cada ente da Federação se encontra em estágios financeiros e administrativos diferentes.

Dessa maneira, alguns municípios ainda estão no início do sistema, com poucas informações. Outros Estados mais ricos, por outro lado, praticamente não precisam mais de um grande setor de RH.

Com isso busca-se imprimir maior eficiência ao serviço público. Outro ponto importante é que, com a existência do Portal do Servidor, diminuem-se os gastos excessivos com papel.

Tudo isso permite que a Administração Pública economize dinheiro e ainda proteja o meio ambiente. No meio do caminho, os servidores ainda tem o benefício de informações corretas e fáceis.

A desburocratização

Um dos pontos mais interessantes do Portal do Servidor é a desburocratização. Ou seja, o servidor gasta muito menos tempo para fazer tarefas do trabalho quando usa o Portal.

Assim, com apenas alguns cliques é possível fazer solicitações e requerimentos. Da mesma forma, pode-se visualizar as respostas dos entes federativos aos pedidos realizados anteriormente.

Com menos burocracia o servidor pode se dedicar exclusivamente a sua função. Ou seja, o Portal do Servidor pode ajudar a melhorar o desempenho dos serviços públicos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o portal do servidor deve ter percebido que não é um bicho de sete cabeças. Se for servidor, então, corra para conhecer o seu e aproveitar as facilidades.