Uncategorized · março 22, 2021

Macroengenharia, o que é?

Há muito tempo, estudiosos tentam entender quais os limites da engenharia. Surgiram nomes específicos e várias visões de construção. Nesse sentido entenda mais sobre macroengenharia, o que, no que se aplica e do que é capaz.

Com o passar dos séculos, os matemáticos pensam na possibilidade de criar de máquinas capazes de transformar a superfície da terra. Dessa forma, pensam se há chance de reorganizar o universo através de construções gigantes.

Mesmo sem a tecnologia precisa, que só seria aprimorada (e ainda está sendo) muito tempo depois, o imaginário humano já pretendia grandes coisas. Nessa linha, saiba mais sobre algumas delas.

Macroengenharia, o que é e o que faz?

A macroengenharia, ou até mesmo engenharia em megaescala, é a execução de projetos de grande porte. Houve algumas tentativas, ao longo da história, de empreender projetos a partir dessa noção.

Contudo, boa parte deles tinham um viés bastante utópico e que previam mudança dos oceanos e atmosfera. Porém, pensar neles é um exercício  para entender os desejos da mente humana.

Como exemplo, na década de 1920, surgiu o Atlantropa. Esse projeto buscava construir uma barragem hidrelétrica no Estreito de Gibraltar, região localizada entre Espanha e Marrocos. No entanto, as agendas ecológicas reprovariam os planos hoje em dia, mesmo com apoio político.

Depois dele, com uma proposta mais séria, veio o projeto de construção de uma barragem que no Mar do Norte, localizado entre Noruega, França, Escócia e Reino Unido. Assim, o objetivo consiste em resolver a questão do aumento do nível do mar.

Também teve o Plowshare, conduzido pelos EUA, que queria criar explosivos nucleares de grande escala. Os fins, segundo os organizadores, eram de construção pacífica. Outrossim, existia um programa parecido na União Soviética.

No agenda do programa, estava a ideia de usar as explosões como forma de alargar o Canal do Panamá. Além disso, queriam cavar poços artificiais, ou até mesmo criar atalhos em montanhas e criar estímulos para a formação de reservas subterrâneas de gás e petróleo.

Geoengenharia

Entretanto, um tipo de alteração em megaescala que está em estudo hoje em dia é a geoengenharia. Esse saber abrange a intervenção deliberada e em grande escala no clima da Terra.

Geralmente tem o objetivo de mitigar os efeitos adversos do aquecimento global. Por exemplo, um dos projetos atuais é modificar o sistema climático para reduzir o impacto da luz solar ou para atuar na remoção do dióxido de carbono da atmosfera.

Compreendeu o que é macroengenharia, o que é e onde atua? Acha que é um ramo que tem futuro nos empreendimentos mundiais?