Uncategorized · dezembro 18, 2021

Dicas simples de segurança para pedestres que devem ser seguidas!

Os acidentes de pedestres são evitáveis, mas são uma ocorrência comum, assim como pagamento do IPVA 2022 PI, que merece a atenção de todos os motoristas.

Estudos mostram que houve mais mortes de pedestres do que se imagina, dominando os índices de morte no país, como você pode ler rapidamente no ipva.inf.br, muito mais simples e rápido de obter informações sobre trânsito e impostos.

Então, como se prevenir de acidentes de pedestres? Há coisas que você pode fazer como motorista e como pedestre para evitar isso.

Veja aqui como funciona o portal do servidor facilmente!

Segurança dos pedestres:

Os dados e demais especialistas recomendam que você faça o seguinte ao atravessar a rua para evitar ser atropelado:

  • Atravesse a rua em determinadas faixas de pedestres ou cruzamentos. Certifique-se de usar sinais de cruzamento e preste atenção a quando os sinais lhe dizem para andar ou não andar.
  • Aumente sua visibilidade à noite com uma lanterna de mão. Você também pode usar roupas refletoras. Evite usar roupas escuras à noite se você estiver planejando caminhar. Tente usar roupas bem coloridas durante o dia.
  • Atravesse a rua e caminhe em áreas bem iluminadas.
  • Se possível, faça contato visual com os motoristas em veículos parados para garantir que eles o vejam antes de atravessar na frente deles.
  • Evite distrações, tais como olhar para seu telefone ao andar ou atravessar uma rua. Esteja atento ao seu ambiente.
  • É sempre mais seguro caminhar em uma calçada. Se não houver calçada, caminhe sobre o acostamento e enfrente o tráfego em sentido contrário. É contra a lei andar em rodovias interestaduais.
  • Você NUNCA deve assumir que um motorista lhe dará o direito de circular. Faça um esforço para fazer contato visual com o motorista do veículo antes de atravessar a rua. Se recomenda que você também evite beber álcool se estiver planejando caminhar, pois o álcool pode prejudicar seu julgamento.

Segurança do Motorista:

De acordo com informações dos Detran locais, qualquer pessoa que não esteja dentro de um veículo deve ser considerada um pedestre. Se recomenda que você tenha em mente o seguinte:

  • Cuidado com os pedestres o tempo todo. Mantenha seus olhos na estrada e fique atento ao seu entorno.
  • Siga os limites de velocidade afixados, especialmente em áreas de tráfego intenso de pedestres. Isto é muito importante em zonas escolares e bairros, pois as crianças podem aparecer de repente.

Use precauções extras em condições climáticas adversas ou em áreas mal iluminadas. Pode ser difícil para os motoristas ver os pedestres que estão vindo nestas condições, mas também é difícil para os pedestres verem você. Certifique-se de que suas luzes estejam acesas e use seus sinais.