Uncategorized · março 30, 2021

Depressão na pandemia

O distanciamento social, o medo da morte e a sensação de que tudo está errado têm aumentado o número de casos de depressão na pandemia.

A verdade é que os casos de ansiedade e depressão tiveram um crescimento elevado nos últimos meses. A crise sanitária e a falta de perspectiva de melhora mergulharam muitos na tristeza.

O problema maior é que a melhor forma de combater a Covid-19 é o distanciamento social. Isso faz crescer os sentimentos de angústia, insegurança e solidão, além de afetar a estabilidade econômica.

O resultado de tudo isso, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, foi o aumento em 90 nos casos de depressão durante a pandemia.

Como lidar com a depressão na pandemia

O sentimento de isolamento e medo não pode tomar conta de você, principalmente em um momento como esse. Lembre-se que a depressão também afeta a resistência do nosso corpo às doenças.

Então, algumas dicas podem te ajudar a superar a depressão na pandemia, nesse momento que é difícil para todos:

  • Tire um tempo para respirar lentamente;
  • Pense nos seus sentimentos, sem julgamentos;
  • Não tente resolver tudo; há coisas que não estão ao nosso alcance;
  • Converse com outras pessoas, via telefone ou internet;
  • Mantenha uma vida saudável;
  • Reserve tempo para descansar e tente aproveitar o momento;
  • Evite procurar socorro no álcool ou drogas;
  • Entenda que o momento é difícil para todos.

Essas são algumas dicas para tentar lidar com a depressão na pandemia. Se você está se sentindo depressivo ou conhece alguém nessa situação, pode usá-las para tentar melhorar esse quadro.

É claro, no entanto, que existem vários níveis dessa doença. Então, como leigo é possível encorajar boas ações e dar suporte nos momentos difíceis, mas o acompanhamento médico pode ser essencial.

Alguém pode te ouvir

Para quem está sentindo que a depressão se aproxima ou já sofre com a doença, há alternativas. A verdade é que muita gente se mobilizou para tentar ajudar nessa situação difícil.

O Centro de Valorização da Vida, em Araraquara-SP, recebe ligações de todo o país diariamente. Quem liga fala com um voluntário e pode desabafar e receber algumas orientações.

O telefone do CVV é 141, para quem é de outra cidade, e (16) 3333-4111, para quem é de Araraquara. Você não precisa se identificar e todos os seus dados são protegidos.

Conclusão

A depressão na pandemia é algo sério e que precisa ser encarado de frente. Por isso, é de extrema importância estar atento aos sinais e sempre buscar uma vida um pouco mais saudável.