O perigo de usar cosméticos vencidos

cosmeticos-vencidos

Você confere a data de validade dos seus produtos de beleza? Não? Pois saiba que, assim como os alimentos, esses produtos também têm prazo de validade e, usados após esta data, podem ser prejudiciais à saúde.

Utilizar um cosmético vencido pode trazer consequências desagradáveis, como dermatites de contato irritativas, contaminação da pele por bactérias e fungos, perda da eficácia do produto com agravamento da condição de base, além de lesões da córnea, caso o produto seja para se utilizar nos olhos. Isso porque esses produtos possuem compostos passíveis de degradação, além de servirem como meio de cultura para micro-organismos.

“Mudanças da cor, cheiro, separação de fases (água e óleo), formação de grumos e alteração do toque são indícios de degradação do produto”, alerta o dermatologista Rafael de Abreu Moraes.  O especialista aconselha ainda que, havendo a utilização de um cosmético vencido, a primeira atitude é remover  o produto com água corrente, interromper o seu uso e evitar a lavagem excessiva da pele que entrou em contato com a substância vencida. Em caso de lesões na pele, como pápulas (pequena elevação na pele) ou placas avermelhadas que coçam ou não, a indicação é procurar um dermatologista o mais breve possível.

Pesquisa - A maioria das mulheres, contudo, não deixa de usar os cosméticos mesmo após o período recomendado. Segundo um estudo realizado, 78% das mulheres disseram que não sabiam que os produtos estragavam depois de um tempo. E, para piorar, até mesmo as que sabiam afirmaram utilizá-los depois do prazo indicado. O motivo? Acham um desperdício substituir um produto que ainda parecia bom o suficiente para continuar na nécessaire.

Quando questionadas sobre os produtos de beleza mais usados após o vencimento, as mulheres fizeram uma seleção de dez itens em ordem de consumo: máscara de cílios, sombra para os olhos, batom, hidratante, loção para o corpo, autobronzeador, creme para o rosto, base, lápis para os olhos e blush.

 Agora, antes de ficar com “peninha” de se desfazer de algum cosmético vencido, lembre que a data de validade existe para proteger você. 

Leia também