Inchaço menstrual pode fazer você aumentar até dois quilos

Retenção líquido

Todos os meses, a mesma coisa. Nada serve, nada entra, nada fica bom, afinal você está como uma bola de assoprar: inchada. O inchaço que ocorre durante o período menstrual é característico deste momento e pode, segundo o endocrinologista Alfredo Cury, fazer com que você ganhe alguns quilinhos nesses dias. “A mulher pode ganhar até dois quilos durante a menstruação, devido a retenção hídrica. Abdômen, pés, mãos e face ficam inchados, resultando no aumento de peso”, explica Cury.

Esse inchaço tende a desaparecer sozinho ao fim da menstruação, mas caso ele persista, fique alerta, pois problemas renais ou circulatórios podem estar por detrás dele.  A retenção de líquidos pode acontecer ainda devido ao calor excessivo, sedentarismo, excesso de peso, baixa ingestão de líquidos e uso em demasia de sal na alimentação. Além disso, gravidez e os períodos de pós-parto e pós-operatório também podem ocasionar o inchaço.

Para amenizar tal desconforto, a ingestão de chás, considerados diuréticos naturais, pode ser uma boa opção. A ginecologista Viviane Monteiro, no entanto,  alerta às grávidas quanto ao potencial abortivo de algumas ervas. Água, água de coco e sucos  são igualmente indicados. Recomenda-se a prática de atividades físicas e,caso você deseje, ainda pode optar pela drenagem linfática.  “A drenagem linfática é uma massagem que estimula manualmente o sistema linfático, ajuda a drenar o líquido retido e diminuindo os edemas”, garante Viviane.


Leia também