Destaque Feminino

A ousadia da ‘mulher de mil e uma tarefas’ que resolveu empreender

 

Pode ser mãe, esposa, filha, irmã. Pode ser empresária, executiva, funcionária pública ou profissional liberal. Não importa o cargo que ocupa ou o estado civil; o que vale mesmo é que todas, embora tão diferentes, têm três características em comum: o passo acelerado, a vida corrida e uma agenda atribulada. Foi pensando nelas e, principalmente, por ser uma delas, que a Regina Jordão, na época braço direito de um médico do Rio de Janeiro que tinha uma clínica de estética em São Paulo, visualizou e estruturou um negócio de sucesso num nicho de mercado pouco explorado até então. 

A história de ousadia da ‘mulher de mil e uma tarefas’ que resolveu empreender começou a ganhar forma na BR-116, mais conhecida como Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Foi ali, no embrião do caos,  que o Pello Menos começou a ganhar forma de potencial negócio. Carioca, casada e mãe de uma adolescente, na época com 14 anos, Regina pediu licença sem remuneração de uma empresa estatal onde trabalhava para ir arriscar no segmento da beleza em São Paulo, em 1994.

Ela seria o braço direito de um médico, também carioca, que tinha uma clínica de estética na capital paulista. Foram dois anos de idas e vindas, de segunda a sexta em São Paulo e fins de semana no Rio de Janeiro. Mais do que uma rotina cansativa, o tempo para cuidar do corpo e da mente era escasso, transformando momentos de lazer em uma verdadeira corrida contra o tempo para dar conta de tudo.

Nessa maratona da mulher moderna, que concilia as funções de mãe, esposa, filha, dona de casa e profissional bem-sucedida, restou uma dúvida: onde encontrar um centro de depilação que seja rápido e, ao mesmo tempo, capaz de se adequar à agenda da nova mulher brasileira? Se não era a resposta definitiva do sucesso, já era um indicativo para onde poderia remar caso algum incidente acontecesse no meio do caminho. E aconteceu, em 1996. Era um telefonema do marido, contando que tinha sido demitido e que não poderia mais ajudar com as despesas em São Paulo. Voltou ao Rio de Janeiro.

(Foto: Jornal Extra)

 

O Pello Menos, hoje uma rede de franquias com mais de 50 unidades, nasceu em 1996 numa salinha pequena em Copacabana, sem muita pretensão, mais por uma necessidade do que um projeto ambicioso.  A cera, que faz a mágica acontecer, é um segredo à parte, que veio de uma receita dos Estados Unidos. O produto foi aperfeiçoado por uma química, amiga da família, para que pudesse ser usado em casa, de forma prática e com pouca dor. Os experimentos chegaram num ponto de muita elasticidade .

Mais do que oferecer um serviço diferenciado, minimizando as dores causadas pela depilação e o desconforto de salões de beleza pouco intimistas, a rede agregou com novidades para facilitar a vida da mulher moderna. Em 2016 lançou o aplicativo Pello Menos, que permite o acesso exclusivo das clientes aos serviços e promoções disponíveis em todas as unidades da rede. Em 2017, foi a vez do plano de assinatura semestral ou anual, que garante descontos de até 38%, dependendo do serviço escolhido.

Já diz o ditado e a recém empreendedora não titubeou de sair à caça as clientes. Em dias com baixa demanda, Regina dava a cara à tapa, entrava nos comércios da região oferecendo o serviço de graça e convidando as mulheres a conhecer o novo instituto que tinha por ali, com um método inovador. E se o começo amedronta e parece estar fadado ao fracasso, o Pello Menos provou que persistência, ousadia e criatividade são ferramentas para o sucesso. Com seis meses, o jogo virou e o instituto já contava com 1000 clientes cadastradas. Em 2007, formatou o modelo para o franchising e, em 2010, inaugurou as primeiras unidades fora do estado.

A fórmula de sucesso que faz a rede de franquias Pello Menos crescer na capital carioca, com mais de 50 unidades, e projetar expansão para os demais estados é, sem dúvida, uma somatória de fatores. Ousadia, dedicação, comprometimento com a qualidade do produto e do serviço ofertado, espaço aconchegante e profissionais capacitadas e treinadas para manter o padrão uniforme em todas as unidades fazem o mix que garantiram que os R$ 40 mil investidos em 1996, fruto da rescisão do marido, se transformassem em R$ 45 milhões em 2018, faturamento registrado pela rede.