Comportamento Esporte

A estação mais quente do ano já chegou exigindo atenção na hora do treino

A busca por um corpo em forma e a prática de atividades físicas aumentam no verão. Muitas pessoas que passam a maior parte do inverno e primavera sem praticar exercícios físicos se sentem, inclusive mais motivadas, e ao primeiro sinal de calor querem voltar à ativa.

No entanto, é preciso estar atento, pois, exercitar-se nessa estação exige alguns cuidados extras, justamente pelo aumento da temperatura corporal e pelo excesso de raios solares, conforme ressalta o Educador Físico, especialista em Lesões e Doenças Musculoesqueléticas Lucas Cardoso‘Neste sentido, indivíduos que se exercitam ou trabalham em ambientes muito quentes enfrentam desafios fisiológicos que podem atrapalhar o desenvolvimento de suas atividades. É de extrema importância entender que o metabolismo do seu corpo se altera com as altas temperaturas, o corpo tentará compensar o calor com a transpiração, principalmente durante a execução de exercícios físicos’.

 

Lucas ainda explica que essa compensação do calor com a transpiração se dá porque o metabolismo do corpo se altera com as altas temperaturas, ‘Com a desidratação gerando a perda excessiva de água e eletrólitos, decorrente da sudorese, pode ocorrer espasmos doloridos que afetam os grandes músculos do corpo, estes espasmos são denominados câimbras, porém com orientação de um profissional da área, a prática de atividades físicas pode ser realizada em qualquer época do ano com segurança e aumento de performance’.

O Educador físico listou ainda algumas dicas para a quem deseja começar ou continuar a se exercitar nessa estação:

  • Opte sempre por roupas leves e arejadas para suas séries de exercício, pois esses tipos de vestimentas permitem a melhor circulação do ar;
  • Beba bastante líquidos, não apenas água, mas também substâncias que contenham sais minerais, o intuito é repor a quantidade perdida durante o suor;
  • Evite a prática de atividades físicas nos horários mais quentes do dia, principalmente ao ar livre;
  • Caso for realizar atividades em áreas abertas não se esqueça do uso de protetor solar.

O especialista também listou alguns exercícios que a maioria dos indivíduos, mesmo os mais sedentários, podem começar a realizar nesse verão:

  • Caminhadas – Esse é um excelente exercício para combater doenças cardiovasculares e também auxilia no emagrecimento. Além disso, é um tipo de exercício que não depende de muito recurso, o importante é escolher terrenos planos e pouco irregulares para a prática, além de utilizar um tênis confortável. Para quem irá estar de férias nessa época do ano e opte por curtir uma praia, pode realizar caminhadas na areia;
  • Vôlei – É uma atividade dinâmica e divertida, ótima para se realizar com um grupo de amigos, além de trabalhar agilidade, o que melhora a coordenação motora e o condicionamento físico;
  • Bicicleta – Boa opção para quem deseja queimar gordura abdominal. O gasto calórico das pedaladas também é alto. Pratique em ciclovias ou à beira mar, mas evite percursos com muitas curvas no início da prática. Vá aumentando a dificuldade do percurso aos poucos;
  • Natação – Ótimo exercício para iniciantes por não ter grande impacto nas articulações e ter um grande gasto calórico, trabalhando todos os membros superiores e inferiores e ajudando a obter uma melhora da respiração;
  • Pular corda – Mais do que uma brincadeira, essa atividade é ideal para queimar gordura abdominal e definir a cintura;
  • Exercícios em casa – Inicie o treino com agachamentos e afundo corporais com 3 séries de 15 repetições. Descanse de 45 segundos a 1 minuto. Em seguida inicie o fortalecimento dos membros superiores, com exercícios de flexão de braço (caso tenha dificuldade, inicie apoiando o joelho ao solo). Por último realize o famoso abdominal reto. A prática desses exercícios trabalhará todos os grupos musculares do corpo.