Comportamento

A maior Feira Pet em espaço público do Rio e de SP chega para agitar o mês de Dezembro

 A Rio Parada Pet acontece no dia 1º de dezembro e a SP Parada Pet no dia 15 de dezembro. As duas capitais concentram quase 40% do total de Pets do Brasil.

A Rio e SP Parada Pet surgiram do desejo da integração dos animais com o espaço urbano, por isso o evento é externo e gratuito. No Rio, o local escolhido foi a Praça Nossa Senhora da Paz que fica no coração de Ipanema, um dos bairros mais Pet Friendlys da cidade. Em SP, o evento será na Rua Libero Badaró que corta o Triângulo SP, o centro histórico da cidade que está sendo reativado e qualificado pela Prefeitura de SP com uma grande festa de Natal, durante o mês de dezembro.

O negócio Pet ganha força e cresce a cada dia. Prova disso são os inúmeros produtos que surgem a toda a hora. No evento, será apresentado o que há de mais novo no setor. Quem for a Parada Pet vai conhecer, em primeira mão, os lançamentos que ainda nem chegaram ao mercado. Os maiores players do segmento animais de estimação estarão por lá e a expectativa é que mais de 20 mil pessoas e cinco mil pets façam parte desta festa.

Além de mostrar as novidades, o objetivo do evento é a integração dos pets com suas famílias, por isso, o dia começa com uma grande “cãominhada” (que sairá da orla de Ipanema em direção à Praça Nossa Senhora da Paz). Em seguida, haverá uma oficina de culinária de alimentação natural para Pets, um aulão de funcional e adestramento, além do Cine Pet, tudo dentro da praça.

Na área da saúde, no Rio, vai acontecer uma ação de microchipagem a preços populares, realizada pela Prefeitura, através do programa SIS bicho que cria cadastro on-line de animais e palestras com especialistas. A Aids Felina será um dos temas, já que no dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate a Aids e a FIV, como é conhecida,  atinge muitos felinos. Também estarão presentes outros profissionais falando sobre saúde animal, comportamento e alimentação.

Na linha de cosméticos, serão apresentados produtos de alta qualidade como shampoos específicos para cada tipo de pelo e até hidratantes que prometem trazer maciez à pele dos animais. Serviços como aromaterapia e florais de Bach que eram do universo humano, conquistaram o mundo pet e farão parte do evento.

A Parada Pet vai contar com a presença de Pet Influencers como o Bono Surf Dog, pentacampeão mundial que dará uma aula de surf para cachorros e seus tutores, já que depois de aprovada a lei municipal que permite a presença dos cachorros nas praias cariocas, tudo ficou mais divertido.

E claro que os pets influencers vão agitar o local. O Husky Siberiano Jon Snow, que já esteve no programa “Encontro com a Fátima Bernardes” da TV Globo e que estampou jornais e revistas vai desfilar o seu charme, além do famoso Golden Bowie que aparece em várias campanhas publicitárias e possui milhares de seguidores nas redes sociais.

Uma pitada brasileira com um pouco de MPB vai dar o clima da programação através de um DJ que tocará grandes sucessos para os bichos. Segundo uma pesquisa da organização protetora dos animais SPCA Escocesa e da Universidade de Glasgow, a música traz mudanças positivas e tranquiliza os Pets, como por exemplo, o reggae e o rock leve.

Os espaços terão ainda uma cenografia que vai transportar os visitantes para o Natal na Praia, já que dezembro é o mês da comemoração e do início do verão. O local será equipado com diversos potinhos de água e sistema de irrigação para refrescar o ambiente. Para preservar e manter a higiene do local, diversas lixeiras e puxa-sacos estarão instalados em todo o espaço.

Enquanto os Pets conferem as novidades e encontram seus amiguinhos, os donos vão poder se deliciar com opções gastronômicas e de lazer para toda a família. Durante o evento, serão distribuídos brindes, haverá a realização de sorteios e o visitante poderá receber fotos profissionais do tutor com o seu animal de estimação.

A Parada Pet vai contar com a participação de representantes da causa animal.  O evento terá ainda um espaço exclusivo voltado para a adoção de cães e gatos, filhotes e adultos, pois o fim de ano é o período em que aumenta em até 15% o número de animais abandonados, segundo estimativas de entidades que cuidam dos bichinhos rejeitados.

Números:

No Brasil, 44,3% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro e 17,7% ao menos um gato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. Foram contabilizados 139,3 milhões de animais de estimação em todo o país. Segundo o Euromonitor, esse número deve crescer ainda mais: a previsão é que em cinco anos a população Pet seja de 163,6 milhões, somente no Brasil. Um acréscimo de aproximadamente 17 por cento.

Mercado:

O varejo Pet nacional movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, alta de 4,6% frente a 2017, quando o faturamento final foi de R$ 32,9 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB). O balanço é positivo, já que a participação do setor representa 0,36% do PIB. Com esses resultados, o Brasil passa a ser o segundo principal mercado Pet do planeta, com participação de 5,2%.

Serviço:

RIO PARADA PET 

Local: Praça Nossa Senhora da Paz – bairro Ipanema

Data: 1º de dezembro – domingo

Horário – Das 8 às 20 horas

Entrada Franca

Classificação: Livre

SÃO PAULO PARADA PET 

Local: Triângulo SP

Endereço: Rua Líbero Badaró

Data: 15 de dezembro – domingo

Horário – Das 8 às 16 horas

Entrada Franca

Classificação: Livre

1 comentário

Clique aqui e comente