Séries, cinema e TV

“SIRON. TEMPO SOBRE TELA”, filme terá estreia nacional durante a 43a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Documentário de André Guerreiro Lopes e Rodrigo Campos, SIRON. TEMPO SOBRE TELA será exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, sendo a primeira sessão no Reserva Cultural, na próxima segunda-feira (21/10), às 19h40. Com distribuição da Pandora Filmes, o longa explora a mente de um dos grandes pintores brasileiros, Siron Franco.

Na opinião de artistas e críticos nacionais e internacionais de peso, como Ferreira Gullar e a crítica e historiadora de arte inglesa Dawn Ades, Siron Franco é um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos.

Com seu trabalho representado, em mais de uma centena de coletivas em todo o mundo, incluindo os mais importantes salões e bienais, Siron é um artista cuja vasta e variada obra confunde‐se de maneira enfática com a sua personalidade– arrebatadora, altruísta, inquisidora, brasileira, universal. Dono de uma intuição assustadoramente aguçada e criativa, é no meio ambiente que o cerca que ele encontra (e encontra‐se com) os elementos deflagradores de um novo trabalho, de uma forma a um só tempo instantânea e profunda.

SINOPSE:
“Eu lembro mais das coisas que pintei do que das coisas que vivi”, diz, em certo ponto da abertura do filme, Siron Franco, 71, tido por pensadores como Ferreira Gullar como um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos.  Encadeando pensamentos e memórias em associações inusitadas e reveladoras, a dar foco ao tempo que brota da interação de um arquivo pessoal inédito com novas filmagens, o documentário SIRON. TEMPO SOBRE TELA ilumina a personalidade inquieta e a mente criadora do artista, onde fronteiras entre realidade, memória e sonho se dissolvem.

SESSÕES NA 43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO:
21/10: Reserva Cultural – Sala 1 – Av. Paulista, 900 – Bela Vista, às 19h40
29/10: Cinesesc – R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, às 14h
28/10: Espaço Itaú de Cinema – Augusta – Anexo 4 – R. Augusta, 1470 – Consolação, às 15h50

Adicionar comentário

Clique aqui e comente